Ads 468x60px

domingo, 12 de maio de 2013

Widgets: o que são?

Nos dias de hoje, o termo widget é vulgarmente utilizado na web. Apesar da sua populariade e utilização, ao questionar os alunos sobre o seu significado e exemplos de widgets utilizados, eles não sabem responder.
Os widgets são pequenos programas/aplicações, que se incorporam no ambiente de trabalho do computador pessoal, em web sites, ou até mesmo em dispositivos móveis, funcionando de forma independente. Estes aplicativos funcionam como uma espécie de atalhos para serviços e utilidades do dia a dia.
Um exemplo prático da sua utilização é o widget do tempo, que nos permite saber o clima de determinado local diretamente no nosso ambiente de trabalho ou blogger, sem ser necessário consultar a página na internet do tempo.
Exemplos de widgets são calendários, relógios, previsão do tempo, post-its, entre outros.
 
Os web widgets são partes de código em HTML que podem ser inseridos e executados em qualquer página web.
No caso do blogger, basta copiar o código HTML correspondente ao widget a instalar e de seguida, adicionar a miniaplicação HTML/Javascript do blogger, onde deverá colar o código anteriormente copiado. E já está! :)

Só uma curiosidade: quando se inicia um novo ano letivo, os alunos gostam de configurar o ambiente de trabalho do computador pessoal da sala de aula. O que muitos fazem é instalar e organizar os widgets no ambiente de trabalho e não sabem que os estão a utilizar. 
 
Na barra do lado direito deste blog encontram-se dois widgets: um com a localização da nossa escola e o outro é o Learning Resource Exchange (LRE), que funciona como um repositório de Widgets educacionais que podem ser utilizadas por alunos e por professores.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário