Ads 468x60px

terça-feira, 23 de abril de 2013

Licenças Creative Commons: o que é? Para que serve?


Uma das preocupações a ter na elaboração dos vídeos prende-se com a utilização de imagens e músicas que já existem.
Ao elaborarem os seus vídeos, é normal que os alunos adicionem músicas das suas preferências, ou aquela música da moda que está sempre a passar na rádio. Este ato é inocente mas, por vezes, pode vir a ser uma grande dor de cabeça por causa dos direitos de autor.
Para quem produz e partilha os seus recursos, é muito importante que o seu trabalho e esforço sejam reconhecidos por terceiros.
Neste sentido, as licenças Creative Commons (CC) constituem uma forma simples e eficaz de licenciamento de recursos.
O autor ao licenciar o seu recursos com a licença CC, tem a garantia de ver o seu trabalho reconhecido com a partilha, ou seja, quem o usa conhece os termos em que o pode fazer. 
Para quem usa os recursos elaborados por terceiros, sabe as condições e os termos em que pode usar.
 
As licenças Creative Commons:
  • Constituem uma forma simples e eficaz de licenciamento de recursos;
  • É o próprio criador de um recurso que determina a licença que pretende aplicar ao mesmo;
  • As licenças são perpétuas e gratuitas, isto é, não têm “data de validade” e não é necessário fazer qualquer pagamento para a sua utilização;
  • Para licenciar o recurso deve-se aceder ao site do Creative Commons http://creativecommons.org/choose/ e escolher a licença que se pretende.
Existem 4 condições de partilha:

Existem 6 licenças que podes usar:

Para saberes mais acede a http://creativecommons.pt
Num próximo post, disponibilizarei alguns sites interessantes onde se pode encontrar recursos com as devidas licenças.
Até breve ;)

terça-feira, 16 de abril de 2013

"Explorar" com ferramentas web

Como já foi referido, neste ciclo os alunos terão de construir um vídeo de 5 minutos, sobre um tema científico. No caso concreto das turmas do AVELP, o tema em estudo está relacionado com a matemática, mais concretamente, com as áreas de superfícies e volumes de sólidos.
Para que o vídeo seja um sucesso e de rápida execução, é necessário que a sua preparação, o seu planeamento, seja bem elaborado.
Para a realização do Storyboard, o guião técnico do vídeo, os alunos podem usar a ferramenta básica, como é o caso do rascunho manual, ou então, podem optar por software ou ferramentas web gratuitas.

Mapa Mental - Spicynodes
Na semana passada, a apresentação do projeto foi feita recorrendo a esta tecnologia gratuita. O Spicynodes é uma ferramenta web que permite a elaboração de mapas mentais. Um mapa mental, utilizando a definição que se encontra na Wikipédia, é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
Através da ferramenta, foi elaborado um diagrama de fácil compreeensão, que faz um breve apanhado das várias etapas que constituem o projeto.
Os alunos poderão/deverão criar um mapa mental do seu projeto que seja capaz de retratar o seu brainstorming resultante das aulas onde decorrerá a fase da "Exploração".
 
Storyboard - Storyboard That
Para complementar o mapa mental, cada equipa deverá elaborar o seu guião técnico que servirá para a execução do vídeo. O storyboard não é nada mais do que uma série de ilustrações ou imagens, organizadas de forma sequêncial, com o objetivo de pré-visualizar um filme ou animação.
O Storyboard That permite de forma gratuita que o utilizador crie um guião com 3 ou 6 quadrados.
O utilizador só necessita de se registar e ser criativo.
A imagem que se segue, apresenta o meu primeiro mini-storyboard que realizei nesta ferramenta.

As próximas aulas serão preenchidas com pesquisas e com o planemaneto dos projetos, utilizando as ferramentas citadas. Resta aguardar pela criatividade dos nosso alunos e orienta-los nesta caminhada ;).

sexta-feira, 12 de abril de 2013

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Apresentação

Hoje foi o nosso dia I(início): foi apresentado o projeto à turma do 8ºC, na aula de TIC.
Foi dado a conhecer o novo ciclo e apresentado um novo desafio aos alunos.
Para uma melhor percepção das várias fases que constituiem o projeto, foi apresentado um pequeno mapa mental, que também serviu para mostrar aos alunos a funcionalidade de um mapa mental.
À turma foi pedida muita criatividade, muita motiviação e organização.
Amanhã segue-se a apresentação à turma do 8ºF.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

The beginning... again

Cá estamos, uma vez mais, a participar no projeto iTEC, desta vez no ciclo 4, onde os alunos do 8ºC e 8ºF nos vão contar uma pequena história. Fiquem por aí ;)